Entendendo o universo das pesquisas eleitorais
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Sobre o curso
O curso tem por objetivo ambientar o aluno na temática pesquisa eleitoral, identificando o passo a passo de um planejamento assertivo, da construção do instrumento de coleta mais adequado e da leitura dos resultados.
Carga Horária: 9 horas
Modalidade: Online
(plataforma a ser divulgada)
Data: 17, 18 e 19/08/22
Horário: das 19h00 às 22h00
Conheça o professor
Julio Gouvea é profissional com 20 anos de experiência em pesquisa, atuando nos maiores institutos de pesquisa do país (Datafolha, IBOPE, Ipsos). Atualmente é Especialista em Inteligência de Mercado na Globo.
Módulo 1
Conceitos gerais, métodos e técnicas de pesquisa
Objetivo: apresentar os conceitos mais amplos e os principais métodos e técnicas utilizadas no dia a dia da Pesquisa.
Conteúdo:
a. Para que serve a pesquisa e como impacta na vida das pessoas
b. Conceituação de Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Opinião e Pesquisa Política
c. Pesquisa qualitativa (grupo focal ou discussão em grupo, entrevistas em profundidade)
d. Pesquisa quantitativa (margem de erro, intervalo de confiança, amostra)
e. Métodos de coleta (presencial, telefônica, online)
Módulo 2
Planejamento e confecção de questionário (survey)
Objetivo: de forma prática, elaborar uma pesquisa de intenção de voto, desde o seu planejamento até a coleta dos resultados
Conteúdo:
a. Como definir a amostra
b. Como construir o questionário
c. Como aplicar o questionário
Módulo 3
Analisando os resultados de pesquisas eleitorais
Conteúdo:
a. Como tabular os resultados
b. Como analisar os resultados
c. Analisar resultados reais de tabelas de institutos de pesquisa (Datafolha, Ipec, Quaest)
Após o curso você será capaz de:
Entender os conceitos básicos sobre pesquisa
Compreender a dinâmica das pesquisas eleitorais
Ser capaz de elaborar e aplicar questionários sobre eleições
Interpretar e analisar resultados de pesquisas eleitorais
Descreva o produto/serviço