Raça & Política: conceitos, métodos e debates

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Sobre o curso

Ainda que a raça seja uma dimensão central na distribuição de poder em nossa sociedade, só recentemente a Ciência Política brasileira começou a dar atenção sistemática ao fenômeno. Se debates sobre o tema eram centrais nas décadas de 1960 e 1970, fase inicial de institucionalização da disciplina, as décadas de 1980 e 1990 assistiram ao quase desaparecimento dessa temática. O objetivo deste curso é discutir quais as dificuldades em incorporar o racismo e as desigualdades raciais como uma agenda central para a Ciência Política brasileira a partir de quatro temáticas fundamentais: as discussões sobre o Estado, sobre eleições, pensamento político e movimentos sociais. 

Carga Horária: 9 horas
Modalidade: Online
(plataforma a ser divulgada)

Data: a confirmar
Horário: das 18h às 20h15



Conheça os professores 

Luiz Augusto Campos é professor de Sociologia e Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e Doutor em Sociologia pelo mesmo instituto. É editor-chefe da revista DADOS e coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa (GEMAA). É autor e coautor de vários artigos e livros, dentre os quais "Raça e Eleições no Brasil" (Zouk, 2020) e "Ação Afirmativa: conceito, debates e história" (EdUERJ, 2018). Foi pesquisador visitante na SciencesPo de Paris (2014) e atualmente é pesquisador visitante na Universidade de Nova Iorque (NYU-2020-2021). Participou da coordenação do GT de Relações Raciais da ANPOCS (2016-2018), onde coordena atualmente o comitê ANPOCS-Digital. Atualmente, coordena a AT de Raça e Política da ABCP

Wescrey Portes Pereira (IESP-UERJ) possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2013), Mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IESP/UERJ e Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IESP/UERJ, onde atua em pesquisas na área de Sociologia Política, Relações Raciais, Desigualdades Raciais e Representação Política. Tem interesses em temas como Relações Raciais, Racismo, Antirracismo, Teoria Social, Movimentos Sociais, Movimento Negro, Democracia e Representação Política.

Carla Silva (UFMG) é professora Associada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG Campus Diamantina. Doutoranda em Ciência Política pela UFMG. Mestre em Relações Internacionais e bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Minas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociologia do Conhecimento IFNMG/CNPq. Pesquisadora do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros - Cerbrás UFMG e da Rede HuMANAS. Bolsista do Programa de Bolsas de Qualificação para Servidores PBQS-IFNMG. Ocupou no IFNMG diversos cargos de gestão e representação colegiada eleita pelos pares. Foi Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG, atuando com cooperação internacional no campo da pesquisa aplicada, educação profissional e tecnológica. Representou o IFNMG em missões internacionais na Finlândia, Portugal, França, Holanda e Chile.

Viviane Gonçalves Freitas (UFMG) é professora substituta no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência Política (UnB), com pós-doutorado em Ciência Política (UFMG). Pesquisadora associada à Rede de Pesquisas em Feminismos e Política, ao Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG) e ao Grupo de Pesquisa em Democracia, Comunicação e Sociedade (UFSCar). Autora de “Feminismos na imprensa alternativa brasileira: quatro décadas de lutas por direitos” (Paco, 2018) e co-organizadora de “Feminismos em rede” (Zouk, 2018), além de outras publicações. Coordenadora e co-fundadora do GT Mídia, Gênero e Raça da Compolítica. Em 2020, foi membro do Comitê de Relações Raciais da Anpocs.

Módulo 1

Raça e Ciência Política
Com Luis Augusto Campos

Leitura indicada:
CAMPOS, Luiz Augusto; RODRIGUES, Cristiano. Raça e política no Brasil: teorias em ocaso. In: Mariana Batista, Ednaldo Ribeiro e Rogério Arantes. (Org.). As Teorias e o Caso. Santo André: EdUFABC, 2022, v. , p. 539-568. 

Módulo 2

Raça e Eleições  
Com Wescrey Portes Pereira (IESP-UERJ)

Módulo 3

Raça, Pensamento e Teoria Políticas
Com Carla Silva (UFMG)

Leitura indicada:
SCHWARCZ. Lilia Moritz. Racismo no Brasil: Quando inclusão combina com exclusão. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs). Agenda Brasileira: Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Compnhia das Letras, 2011.
FREEDEN. Michael. The Political Theory of Political Thinking: The Anatomy of a Practive. Nova York: Oxford Univerty Press, 2013. 

Módulo 4

Movimento Negro e Política no Brasil
Com Viviane Gonçalves Freitas (UFMG)

Leitura indicada:
RIOS, Flavia Mateus. Movimento negro brasileiro nas Ciências Sociais (1950-2000). Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 263–274, 2010.  

Após o curso você será capaz de:

Compreender as desigualdades raciais a partir da temática do Estado

Compreender as desigualdades raciais a partir da temática das eleições

Compreender as desigualdades raciais a partir do pensamento político

Compreender as desigualdades raciais a partir dos movimentos sociais

Descreva o produto/serviço

Raça & Política: conceitos, métodos e debates

Quer mais informações sobre este curso?

Fale conosco