Relações governamentais e institucionais na prática

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Sobre o curso

Os objetivos principais do curso são apresentar aos estudantes um panorama histórico sobre a profissionalização da atividade de representação de interesses no Brasil; discutir com os estudantes os desafios contemporâneos dessa atividade;  e tratar das competências e habilidades necessárias para atuar na área de relações institucionais e governamentais.

Carga Horária: 9 horas
Modalidade: Online
(plataforma a ser divulgada)

Data: 22, 23 e 24/08/22
Horário: das 19h00 às 22h00



Conheça o professor

Wellington Nunes é cientista político, professor do curso de Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA e cofundador da ARW Political Advisory, que oferece assessoria na área de relações institucionais e governamentais, com foco na agenda da sustentabilidade.


Módulo 1

A atuação do profissional de representação de interesses no Brasil: breve panorama histórico

Objetivo: apresentar uma discussão introdutória sobre o conceito de representação, suas dimensões e seus modelos; recuperar o contexto histórico no qual ocorreu a profissionalização da representação de interesses no Brasil; introduzir o repertório básico de ação disponível. Conteúdo: conceito de representação: dimensões, modelos e tipos; profissionalização da área de representação de interesses no Brasil; sistema corporativo de representação; repertório de ação dos profissionais da área. Materiais: texto-base a ser encaminhado por e-mail; análise e discussão de caso. 

Módulo 2

Os desafios da atualidade para a atuação do(a) profissional de (RIG)

Objetivo: discutir os impactos dos escândalos de corrupção das últimas décadas na atuação dos profissionais de RIG; tratar da reação institucional ocorrida nesse contexto; apresentar os efeitos que essa reação institucionalizada produziu na atuação dos profissionais da área; sintetizar o debate sobre a regulação dessa atividade profissional. Conteúdo: ação coletiva e representação de interesses; democracia e políticas públicas: legitimidade, transparência e accountability; o debate sobre a regulamentação do lobby. 

Módulo 3

Competências e habilidades do(a) profissional de RIG

Objetivo: tratar das competências e habilidades necessárias para atuar na área de relações institucionais e governamentais; apresentar recursos e ferramentas úteis às atividades cotidianas da profissão. Conteúdo: instituições e governos; produção de políticas públicas; levantamento, sistematização e análise de dados; incerteza e risco político; monitoramento e mapa de stakeholders. Materiais: texto-base a ser encaminhado por e-mail; análise e discussão de caso. 

Após o curso você será capaz de:

Conhecer o contexto histórico no qual ocorre profissionalização da atividade de representação de interesses no Brasil

Lidar com os desafios que atualidade impõe às relações institucionais e governamentais

Dominar o repertório básico de ação dos profissionais da área

Reconhecer e desenvolver as competências e habilidade necessárias para atuar como profissional de RIG

Descreva o produto/serviço

Relações institucionais e governamentais na prática

Quer mais informações sobre este curso?

Fale conosco